segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carta Aberta ao Judaismo Liberal em Israel

A grande maioria das sinagogas e centros comunitarios em Israel pertencentes ao movimento Yahadut Mitkademet parecem muito mais com depósitos e vestibulos do que com Batei Midrash propriamente ditos. A existencia fisica dos centros espirituais deste movimento se deve muitas vezes á caridade e compreensao de certas entidades que veem no desenvolvimento do Judaismo Liberal em Eretz Israel um passo a frente rumo a equidade da sociedade israelense e o Tikun Olam. Os rabinos liberais em grande parte dos casos nao podem contar somente com o ordenado das atividades rabinicas sendo necessario incrementar a renda atraves do exercicio de suas profissoes laicas. Os administradores das sinagogas mitkademim mostram grande talento e empenho ao conseguirem adequar a escassa soma levantada com os inumeros encargos da vida judaica praticante. Estas dificuldades administrativas por assim dizer nada sao comparadas ao constrangimento que inumeros casais passam ao ver sua Chupá Liberal nao ser reconhecida pelo Ministerio do Interior, familias que veem o enterro de seus entes queridos em cemiterios israelitas ser ameaçado de indeferimento caso o processo nao seja acompanhado por uma autoridade rabinica ortodoxa, chavurot impedidas de orar ao Santissimo Bendito Seja no Kotel Ha Maaravi e convertidos sendo impedidos de se registrarem como judeus que sao no mesmo Misrad ha Pnim, em suma uma vasta legiao de judeus que se amargura com o governo israelense por este desmerecer a forma como praticam Judaismo.
Desde a sua apariçao na Alemanha durante o século 19 a Yahadut Mitkademet tem provado ser uma força judaica expressiva mas nao dominante nos púlpitos da Diaspora, seus rabinos sao muito mais conhecidos nas metropoles do Globo do que seus correligionarios ortodoxos no entanto nao conseguindo traduzir tal fato em numero de seguidores ao movimento e suas sinagogas que muitas vezes ocupam quarteiroes se assemelhando á complexos nao somam entre seus sócios mais do que um terço da judiaria local mostrando com extrema clareza o fenomeno citado anteriormente de expresividade mas nao de dominancia.
Completado 200 anos desde o advento do Judaismo Liberal o movimento tem a certeza de que as mudanças adotadas vieram em prol de uma maior visibilidade da dignidade humana tanto a nível pessoal quanto coletivo , objetivo esse máximo das mitzvot e da Lei de Moisés sendo esta a maior certeza de que o movimento continuará a florescer e se estabilizará ainda mais no seio da naçao judaica ao contrario do que os opositores predizem em falsa profecia , entretanto é preciso ressaltar que o Progressismo Judaico ao mesmo tempo que oferecia uma nova forma para o cumprimento das mitzvot (forma essa que traria melhoras ao plano em que vivemos e que por isso mesmo deveria ser imediatamente incorporada por todos os judeus uma vez que estes sao incansaveis perseguidores da meta de Tikkun Olam) nao se preocupou em respeitar a opiniao daqueles que gostariam de continuar a se nortear pela lei normativa em uma especie de coerçao na qual a propria liderança do movimento provavelmente nao estava ciente de exercer enquanto a ortodoxia se comportava igualmente insensivel á apelos que pareciam e continuam parecendo razoaveis e até mesmo aceitaveis. Por isso está na hora do movimento Liberal alcançar um amadurecimento na sua luta em prol do pluralismo religioso e ao invez de tentar igualmente obstruir a ortodoxia reconhecer que a cada inovaçao rabínica por maior que seja a justiça de sua causa e a obrigaçao moral torna seus adeptos defensores de minhaguim novos(ou seja judeus de uma classe distinta nem melhores nem piores nem mais judeus ou menos judeus) nas quais os normativos nao necessariamente tem a obrigaçao de incorpora-los.
O choque constante entre as forças liberais e ortodoxas pode e deve ser evitado para o bem de Klal Israel e ironicamente a soluçao foi apresentada por este último grupo e adotada por outros grupos judaicos divergentes da ortodoxia rabinica como os karaítas que se declararam ,ao chegar como um grupo no moderno Estado de Israel, uma Edah Acheret ou seja uma seita judaica que oficializava conversoes, casamentos, circunsisoes e enterros sendo estes reconhecidos pelo Ministerio do Interior Israelense e com direito a certo subsídio governamental.
O precedente foi aberto pelo movimento Karaita que igualmente rivalizava com a Ortodoxia e cabe agora ao bloco Reformista aproveitar essa possibilidade e zelar por aqueles que só poderao contar com os seus serviços religiosos em vez de continuar nutrindo a mentalidade megalomaniaca de que em breve a grande maioria das coletividades estará unida sob a bandeira liberal, dessa forma os criadores do movimento em seus túmulos e os fiéis de hoje em seus púlpitos regosijarao plenamente.

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